Pesquisar este blog

sábado, 11 de janeiro de 2020

O Kocowa Brasil me passou a perna


Me descobri dorameira de carteirinha em 2016 e desde então não paro de aumentar minha lista dos que eu já vi e dos que ainda quero ver. E para as pessoas que se encontram com o mesmo vicio que eu talvez saibam como é difícil conseguir assistir essas novelinhas de primeira mão com legendas de qualidade e de forma acessível, principalmente para nossos bolsos.

No Brasil existiam dois principais sites que ofereciam esse serviço: o Viki Global e o nosso finado Dramafever que deu seu ultimo suspiro no final de 2018 por não conseguir manter o nível das traduções e ao mesmo tempo pagar as contas. Logo o Viki virou a única plataforma paga que oferecia doramas (que devo admitir, com a maior variedade) para o Brasil.

Muitos órfãos pobres do Dramafever (Sim! Nós pagávamos a micharia de 80 ao ano = 6,60 reais por mês) ficamos vagando de fansub em fansub em busca de variedade, legendas bem feitas e lógico, agilidade, já que o dorameiro de carteirinha não aguenta esperar nem um segundo a mais depois que o episódio é transmitido na Coreia.

Dessa forma quando eu soube que o Kocowa estava chegando ao Brasil, trazendo doramas das três maiores emissoras de Tv aberta da península coreana eu logo me animei. Queria saber dos preços, planos e qual seria o desempenho do site no Brasil e claro, com altas expectativas, já que em outros países a plataforma era super elogiada.

Esperei o alvoroço da chegada se acalmar e o serviço normalizar possíveis erros. Assim o Kocowa chegou ao Brasil em agosto de 2019 e eu só fui assinar em dezembro. Os planos eram muitos e confesso que um tanto salgados em comparação com o meu finado dramafever, mas eu quis acreditar que eu seria recompensada com muitos doramas. Pra não me arrepender fiz a assinatura utilizando 14 dias grátis de teste, disponível para novos usuários que pagam com cartão de crédito o plano mensal e foi ai que começou a desgraça toda.

No momento que eu cliquei para assinar o meu celular apitou com a notificação de uma compra no meu cartão de crédito no valor R$ 4,50 com a descrição de um nome que eu tenho certeza que não se pronuncia como Kocowa ( era "Cheng"). Fiquei confusa pensando no que poderia ser aquela compra já que eu não tinha utilizado meu cartão para nada, a não ser para fazer um teste do qual deveria ser gratuito! A merda já estava feita, fiquei com raiva, mas decidi não reportar a cobrança por conta do valor pequeno e também porque queria ver se realmente valia o meu dinheiro aquele site.

Por 10 dias usei o serviço como ninguém. As legendas em português saiam com o intervalo de aproximadamente um dia em relação as legendas em inglês, o que não é muita coisa, mas que já fica atrás de algumas fansubs que fazem isso quase simultaneamente, mas relevei. Ainda não tinha me decidido se ia continuar com o serviço ou não, já que o Kocowa só fornece doramas e programas das três emissoras fundadoras (MBC, KBS, SBS), ficando assim de fora várias emissoras de canal fechado que eu amo de paixão como JTBC, OCN, TVN, etc. 

Não tive nem o tempo de me decidir: dois dias antes do teste grátis acabar, lá me veio a mesma notificação de uma nova compra pro tal de Cheng ou seja Kocowa. Fiquei irada na hora, já que dessa vez a cobrança veio no valor da assinatura mensal de R$ 20,00. No total o site me roubou R$ 24,50 por utilizar o serviço em um período que deveria ser GRATUITO.

Contatei a empresa do meu cartão de crédito e a eles no dia 29/12 e só recebi uma resposta no dia 09/01 com a desculpa esfarrapada que foi um erro no sistema que taxou não só a mim, mas a vários usuários, ou seja, se você assinar isso hoje é provável que também seja taxado, ou melhor roubado. Além disso tudo eles estão pedindo condições absurdas para devolver meu dinheiro, como o recibo do Google play da minha assinatura (alguns app taxam diretamente pela sua conta do google) sendo que fiz a assinatura diretamente pelo site sem nenhum vinculo com a Play store, como comparação você pode pensar na netflix, com a assinatura e questões monetárias sendo tratadas diretamente e exclusivamente pelo site.

Minha dica a vocês: não assinem Kocowa por agora. É nítido que mesmo vindo ao Brasil e oferecendo determinado serviço, eles ainda não tem estrutura para a demanda de clientes e erros como esse podem acontecer muitas e muitas vezes enquanto eles não se ajustarem.

Vou atualizando vocês por aqui da situação, então deixem nos comentários qualquer dúvida e possíveis contratempos que vocês tiveram se já assinaram o serviço de streaming do Kocowa. Até a próxima, xoxo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário